mecanica
Para transmitir potência de uma arvore para outra , alguns dos elementos mais antigos e mais usado são as correias e as polias.
As transmissões por correias e polias têm as seguintes vantagens:
Possuem baixo custo inicial
Alto coeficiente de atrito
Elevada resistência ao desgaste
Funcionamento silencioso
Correia Plana
Essa transmissão de potência se da por meio do atrito que pode ser simples , quando existe somente uma poli motora e uma movida , ou múltiplas quando existem polias intermediarias com diâmetros diferentes.
A correia plana quando em serviço, desliza portanto não transmite integralmente a potência.
Correia em V
Fabricada com secção transversal em forma de trapézio , é feita de borracha revestida por lona e é formada no seu interior por cordonéis vulcanizado para absorver as forças.
Correia dentada
A correia dentada em união com a roda dentada permite uma transmissão de força sem deslizamento . As correias de qualidade tem no seu interior vários cordonéis helicoidais de aço ou de fibra de vidro que suportam carga e impedem o alongamento.
Manutenção polias e correias
As correias pode apresentar rachaduras quando:
Temperatura muito alta
Polias com diâmetros diferentes
Deslizamento durante a transmissão que provoca aquecimento e poeira
Quando as correias racharem não devemos mais utizalar , pois tensão das correias diminui com as rachadura e quando a tensão fica mais baixa diminui a eficiência da maquina.
As correias com as laterais danificada significa que elas estão derrapando constantemente , se as correias derrapam devem haver muita sujeita entre as correias e polias.
Podem derrapar também quando estiverem com pouca tensão, se os canais da polias estiverem irregulares , se houver algum resíduo entre a correias e a polias pode desgastarem ou ate quebrar e as correias contaminam com muito óleo estraga mais rápido.
Tanto as polias e as correias pode danificar se houver um desnivelamento entre