mecanica solos
CURSO DE ENGENHARIA
CAMPUS FERNANDÓPOLIS
Resistência ao Cisalhamento das Argilas e das Areias
Disciplina: MECÂNICA DOS SOLOS Professor: MAICON MARINO ALBERTINI
Lucas Borille
Engenharia Civil
6º semestre
Fernandópolis, 30 de outubro de 2013.
Resistência dos Solos Argilosos
Para análise e solução dos problemas mais importantes de engenharia de solos é necessário o conhecimento das características de resistência ao cisalhamento dos solos. Exemplos típicos são os problemas de estabilidade de aterros e de cortes, empuxos sobre muros de arrimo, capacidade de carga de sapatas e de estacas.
As argilas tem baixa permeabilidade, por isso tem importância o conhecimento de resistência tanto em termos de carregamento drenado como de carregamento não drenado.
condição drenada: o carregamento é lento o suficiente tal que não seja gerado excesso de poropressão relevante durante a solicitação ou na analise da resistência ao longo prazo analise em tensões efetivas.
condição não drenada: o carregamento é tão rápido que não há tempo para dissipação das poropressões geradas ou análise da resistência a curto prazo analise de tensões totais.
o comportamento tensão-deformação das argilas, quando submetidas a um carregamento hidrostático ou a um carregamento típico de adensamento. apresentam curvas tensão-deformação independentes para cada índice de vazios em que estejam originalmente.
A resistência de uma argila depende do índice de vazios em que ela se encontra, que é fruto das tensões atuais e passadas, e da estrutura da argila.
Resistência das Argilas em Termos de Tensões Efetivas
A resistência ao cisalhamento das argilas, depende do atrito das partículas e das tenções efetivas, ainda que na maioria dos casos a água dos poros possa estar sob pressão. O estudo da resistência das argilas deve se iniciar , pela analise de seu comportamento em ensaios drenados.
Argila sob condições