CMEI
Solicito de Vossa Senhoria a oportunidade de ministrar uma oficina no Seminário de Educação Infantil, no 2º Semestre.
Proponente: Lívia de Lima Primo Moura
Matricula funcional: 30497
Lotação: Cmei Sonho Encantado
Professora Regente na Sala de Recursos Multifuncionais
Formação: Habilitada para o Magistério, Graduada em Pedagogia, Bacharel em Teologia e pós graduanda em Psicopedagogia Institucional, Diretora e Produtora da Companhia Teatro/Musical TURMANIMADA.
Contato: (63) 8406-3680/ 3214-2874
Palmas, 18 de junho de 2013
Criatividade = aprendizado + prazer + diversão
Ao falar em processo criativo na aprendizagem, é impossível não associar a prazer e diversão. Portanto faço uma pergunta: a educação escolar não pode ser algo prazeroso e divertido, tanto para alunos quanto para professores?
Muitos profissionais da educação acreditam que a escola prazerosa não ensina, que escola não é lazer, que aluno não sabe o que quer e que só ele (o profissional) sabe o que é bom para seus alunos. Resultado: insatisfação e relação aluno/professor prejudicada. O que acontece também, na maioria das vezes, é que a sala de aula com muitos alunos dificulta o desenvolvimento de atividades interessantes, que exijam imaginação, criatividade, interatividade e boas ideias. Deste modo o professor tem dificuldade de explicar e ser ouvido pelos alunos e apela para atividades mecânicas, individuais, sem diálogo. Resultado: aulas desinteressantes para ambos”, comenta ela, em outros caso, profissionais que não aparentam não ter o perfil criativo e se acomodam com uma prática sem entusiasmo, Resultado: aulas rotineiras e cansativas...
“O Brasil tem um povo gigante por natureza, que ainda não percebe o tamanho dessa grandeza.
Sempre solidário no azar ou na sorte, um povo generoso, criativo e risonho.”
(Gabriel Pensador, na música É pra rir ou pra chorar?)
E essa criatividade, da qual tanto