Mecanica dos Solos
Acadêmicos:
BELO HORIZONTE, SETEMBRO DE 2013
Objetivo
O objetivo deste relatório consiste em determinar a massa específica dos grãos de solo que passam na peneira de 4,8 mm de acordo com a NBR 6508/84.
Materiais e Métodos
Materiais utilizados: Solo arenoso.
Equipamentos:
Estufa capaz de manter a faixa térmica de 105ºC-110ºC e entre 60ºC e 65ºC;
Dispersor com hélices substituíveis e copo com chicanas metálicas; Picnômetro de vidro resistente ao calor, com capacidade nominal de 500 ou 1000 ml com a respectiva curva de calibração;
Fogareiro elétrico;
Termômetro com haste de cerca de 30 cm, que permita a leitura de temperaturas entre 0ºC e 50ºC com precisão de 0,1ºC; Balança, com capacidade 1,5 kg com resolução de 0,01 g e sensibilidade compatível;
Funil de vidro (cerca de 14 cm de diâmetro de boca);
Conta-gotas ou pipeta com cerca de 25 ml de capacidade;
Cápsula de porcelana com cerca de 20 cm de diâmetro;
Métodos de Ensaio
A preparação da amostra é feita com secagem prévia que consiste em: secar ao ar, destorroar, repartir. O ensaio foi realizado com 60g do solo arenoso que passa pela peneira 4,8mm. A amostra utilizada foi preparada anteriormente pelo laboratorista.
A preparação da amostra é feita com secagem prévia que consiste em: secar ao ar, destorroar, repartir.
Tomar uma quantidade e peneirar na de 4,8 mm, de maneira a se ter aproximadamente 500g de material que passa.
Da amostra anterior tomar aproximadamente 250 g de amostra para o ensaio. Desta, tomar uma quantidade tal que a massa seca esteja em torno de 50 g para solos argilosos e siltosos, e de 60 g para solos arenosos. Anotar esta massa (úmida) como M. Determinar também o teor de umidade da amostra.
Colocar