TRABALHO
Teve um enfermeiro que relatou a seguir em relação ao despreparo para prestar assistência aos pacientes terminais que [...] não há formação e preparo na graduação para este tipo de atendimento e não há treinamento por parte da instituição hospitalar para preparo dos profissionais [...].
Os sentimentos dos pacientes durante a assistência dos enfermeiros foram identificados somente sete sentimentos positivos nos quais são classificados como compaixão, solidariedade, conforto etc.. e catorze sentimentos negativos como sofrimento, dor, tristeza, sem dizer que o sofrimento também estava relacionado com a família do paciente.
Os sentimentos de tristeza junto com o sentimento de impotência é o que esta mais relacionado com o paciente no momento em que o enfermeiro conclui que o processo da morte, morrer será inevitável para ele.
Pelos enfermeiros como houve distanciamento e negação dos sentimentos e cuidados no caráter, foram também encontrados somente sentimentos negativos. A atitude dos enfermeiros não gerou nenhum tipo de sentimento positivo. Após a assistência dos enfermeiros com os pacientes, foram identificados sentimentos positivos como os de saudade, carinho, e somente um sentimento negativo que foi a tristeza pelo enfermeiro perder a amizade do paciente. Somente os enfermeiros que estabeleceram fortes vínculos com o paciente tiveram esses sentimentos.
Relataram também que o sentimento negativo de impotência