Mecanica Dos Solos GESS
COMPONENTE CURRICULAR: MECÂNICA DOS SOLOS
ENSAIO DE DETERMINAÇÃO DO LIMITE DE PLASTICIDADE E LIMITE DE LIQUIDEZ
MACAPÁ
2015
NSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ
COMPONENTE CURRICULAR: MECÂNICA DOS SOLOS
DOCENTE: JONNY COELHO
DISCENTES: GÉSSICA CECÍLIA PALMERIM LOPES Nº12
MIRELY GABRIELY DA SILVA MEDEIROS Nº22
ENSAIO DE DETERMINAÇÃO DO LIMITE DE PLASTICIDADE E LIMITE DE LIQUIDEZ
Relatório apresentado como requisito para obtenção de nota parcial do 2º bimestre da componente curricular Mecânica dos Solos.
MACAPÁ
2015
1. INTRODUÇÃO
A análise das propriedades do solo constitui uma importante forma de verificação da consistência do mesmo em relação a possíveis tensões e deformações. O estudo e a aplicação de técnicas, feitas através de ensaios e seus resultados, é de suma relevância para que se definam as características do solo em análise, e consequentemente a definição de sua classificação. Dentre os inúmeros ensaios que tem como objetivo a caracterização dos solos, iremos abordar dois importantes métodos de ensaio: Determinação do Limite de Liquidez (LL) que é normatizado segundo a NBR – 6459/84 e, de plasticidade (LP), segundo a norma NBR - 7180/84.
Embora fundamentadas em extensas investigações experimentais, as definições desses limites são convencionais. Conquanto, eles permitem de uma maneira simplificada e rápida, dar uma ideia direta do tipo de solo e suas propriedades.
2. OBJETIVOS
Este relatório tem como objetivo a determinação dos limites de Atterberg (Limite de Plasticidade e Limite de Liquidez), a obtenção da curva da umidade em função do número de golpes para o ensaio de Limite de Liquidez, e a definição dos índices de plasticidade e índice de consistência.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Os materiais utilizados nos ensaios de Liquidez e Plasticidade são determinados pelas suas respectivas NBR’s. Segundo a NBR 6459/84