mecanica dos solos -Ensaio teor de umidade do solo
RELATÓRIO MECÂNICA DOS SOLOS – ENSAIO TEOR DE UMIDADE DO SOLO (PROCESSO DO ÁLCOOL)
Felipe prestes Batista
Gabriel Lucas
Ítala Augusta
José Paulo
Lucas Bezerra
Marcus Vinicius
Mathews Araújo
Robson Melo
Talita Oliveira
Victor Fernandez
Vitor Mateus
MANAUS – AM
2013
INTRODUÇÃO
A umidade do solo influência diretamente o volume de água nele armazenado, bem como a sua resistência e sua compactação, entre outros fatores. Sendo assim, é de grande importância o conhecimento da umidade do solo para melhores trabalhos com o solo. A umidade do solo ou teor de água é definida como o peso da água contida em uma amostra de solo dividido pelo peso seco das partículas solida e é definida em porcentagens. Nesse procedimento (Processo do Álcool) a umidade será obtida através de uma combustão, sendo assim, será possível analisar o teor de umidade final do solo.
OBJETIVO
O objetivo desse ensaio é determinar a porcentagem de umidade presente em uma determinada amostra de solo pelo método do Processo do Álcool. A umidade, como será vista adiante, servirá para a determinação de outros índices físicos posteriormente.
MATERIAS UTILIZADOS
- Frigideira ou panela (recipiente);
- Balança com sensibilidade de 0,1g;
- Espátula de aço de 8 cm de comprimento;
- Peneira nº 10 (2 00 mm);
- Solo úmido coletado;
- Tridente;
- Fósforo;
- Álcool etílico ou equivalente.
PROCEDIMENTO
Em laboratório, foi pesado o recipiente do solo (P1) e posteriormente foi selecionada certa quantidade de solo úmido, já passada pela peneira de nº 10. Após isso, foi separada 1/3 do volume do solo e posto no recipiente, então foram pesados o recipiente mais o 1/3 do volume do solo (P2). Foi adicionado álcool até cobrir todo o solo e posteriormente inflamado toda a água contida no mesmo. Feito isso, o recipiente, novamente, foi pesado registrando, assim, o novo valor (P3). O procedimento foi repetido até um valor