mecanica dos fluidos
Pesquisas sobre Dinâmica dos Fluidos são feitas há muito tempo, que convergem as técnicas de análise matemática, tais como métodos assintóticos, Teoria da Aproximação, Teoria da Lei de Conservação e equações de reação-difusão, e sistemas dinâmicos, como a Teoria bifurcações, entre outros. Por sua relevância tecnológica e uma vasta gama de problemas matemáticos interessantes originários, continua a ser uma das mais importantes áreas de Equações Diferenciais Parciais. O presente trabalho fará uma abordagem sobre as leis e teorias que envolvem esse assunto.
Dinâmica dos Fluidos
A dinâmica de fluidos é a parte da mecânica dos fluidos dedicada ao estudo de líquidos em movimento. Considera-se um dos braços mais complexos, embora cada gota de água ou partícula tem o seu movimento especial determinado pelas leis de Newton, onde estas equações são aplicadas a todas as porções do fluido os resultado nas equações não pode ser resolvido analiticamente.
Experimento de Reynolds
Em 1883 Reynolds Osborn conduzida uma experiência de modo a visualizar o padrão de fluxo de água através de um tubo de vidro, com a ajuda de um corante. Através desta experiência determinou a existência de fluxo laminar, o fluxo turbulento e também o fluxo de transição, isto é, o fluxo intermédia entre as duas primeiras citados.
O aparato tinha as seguintes características: Dimensões do tanque 1,83 m x 5,5 m x 5,5 m. Equipamentos principais: Tubo de vidro, convergente cônico de madeira, tubo metálico, válvula para controle de vazão (com haste longa de comando) e sistema de injeção de líquido colorido. Segundo Heneine (2006), como resultado do experimento obteve-se o número de Reynolds, uma grandeza adimensional que indica o limite entre o fluxo laminar e turbulento, dado pela relação:
Onde
N é o número de Reynolds é a velocidade média do fluido d é o diâmetro do tubo é a densidade do fluido
é a viscosidade cinemática do fluido.
Assim, por exemplo, quando este