MECANICA DOS FLUIDOS
MEDIÇÃO DE vazão
SELEÇÃO DE MEDIDORES DE VAZÃO
(OU VA$ÃO?!)
UMA ÓTICA DE ENGENHARIA DE APLICAÇÕES
Genildo Marques Gonçalves (genildo.goncalves@br.yokogawa.com),
Engenheiro de Aplicações de Instrumentação e Automação, Yokogawa América do Sul.
INTRODUÇÃO
De fato, o correto seria abordarmos o assunto medição de vazão, escrito e falado da seguinte forma: “medição de va$ão”.
Os medidores de vazão são fundamentais estratégica e economicamente nos processos industriais, pois, são utilizados para o controle do processo, análise e garantia de qualidade, produtividade; segurança; análise de eficiência, perdas e rendimento; balanço de massa, balanço de energia; transações comerciais, medições contábeis, etc.
É notável a importância da medição de vazão no âmbito operacional, comercial, e econômico, pois, esta torna prática a interpretação do quanto em dinheiro convertido em fluido está literalmente “correndo”, ou melhor, escoando.
Neste contexto, a escolha, especificação e compra de um medidor de vazão para atendimento de uma determinada aplicação é uma tarefa cada vez mais difícil uma vez que existe uma grande variedade de tipos de medidores de vazão disponíveis no mercado – o que é um fator paralelamente positivo e negativo, e, cada tecnologia disponível resolve alguns problemas, mas, acaba criando mais algumas dúvidas na hora de realizar estas tarefas devido ao volume de questões técnicas e comerciais envolvidas.
Como disse, a disponibilidade de soluções em medidores de vazão é bem ampla, e a opção por um ou outro medidor tem que levar em consideração suas características técnicas
(tecnologia, princípios de funcionamento, vantagens e desvantagens, limitações, restrições, particularidades, recursos disponíveis, etc.). Somado a isso, surge a necessidade do conhecimento e habilidade no tratamento de leis físicas e conceitos científicos. Conhecer os requisitos e condições físicas operacionais do processo; exigências
34