Mecanica dos fluidos
1) As situações colocadas abaixo representam ensaios sucessivos realizados com ar comprimido, ou seja, cada ensaio tem como situação inicial a situação final do ensaio anterior. Analise as situações colocadas e depois responda:
a) 0,8 m³ de ar, na temperatura T1 = 43 ºC tem seu volume aumentado para 1,3 m³. Sendo a pressão constante, qual será a alteração no volume? Como se chama essa transformação?
b) Se agora mantivermos o volume constante e abaixarmos a temperatura para 43 ºC, a pressão irá alterar em relação a pressão em a)? Em quanto? Como se chama esta transformação?
c) Mantendo agora a pressão e diminuindo o volume de ar para 0,8 m³, o que irá acontecer com a temperatura? Irá aumentar ou diminuir e em quanto em relação a temperatura anterior? Em quanto? Como se chama esta transformação?
2) A viscosidade cinemática de um óleo é 0,0028 m²/s e o seu peso específico relativo é 0,85. Determinar a viscosidade dinâmica em unidades MKS CGS e SI. (g=10 m/s² e peso específico da água= 1000 kgf/m³)
3) A viscosidade dinâmica de um óleo é 0,0005 kgf.s/m² e o seu peso específico relativo é 0,82. Determinar a viscosidade cinemática em unidades MKS CGS e SI. (g=10 m/s² e peso específico da água= 1000 kgf/m³)
4) São dadas duas placas planas paralelas à distância de 2 mm. A placa superior move-se com velocidade de 4m/s, enquanto a inferior é fixa. Se o espaço entre as duas placas for preenchido com óleo com viscosidade de 0,1 cSt (centiStoke) e massa específica de 830 kg/m³, qual será a tensão de cisalhamento que agirá no óleo?
5) Uma placa quadrada de 1,0 metro de lado e 20 N de peso desliza em um plano inclinado a 30º sobre uma película de óleo. A velocidade da plca é constante em 2,0 m/s. Pergunta-se qual a viscosidade específica do óleo se a espessura da película de óleo é de 2,0 mm.?
6) O pistão da figura abaixo