Mecania dos fluidos
RGICA1.pdf
A tecnologia de métodos computacionais em sua essência, consiste na solução Computacional por métodos numéricos das equações diferenciais, conhecidas cientificamente como equações de navier-Stokes, que regem a mecânica de fluidos. Em função dos processos investigados, o equacionamento e Modelagem dos fenômenos de transferência de calor e combustão são incorporados as simulações tornando o CFD aplicável aos equipamentos industriais.
Embora as equações diferenciais da mecânica dos fluidos sejam conhecidas há mais de 100 anos, a implementação de métodos numéricos para sua solução computacional apenas tornou-se representativa com o advento dos computadores digitais de terceira geração em 1970, devido a sua capacidade de processamento e armazenamento. As primeiras aplicações se deram na indústria aeroespacial, onde os benefícios foram progressivamente demonstrados e recebendo devido destaque. Consequentemente, sua utilização vem se estendendo continuamente no setor de indústrias de base como demonstrado pelos exemplos da indústria siderúrgica que compõem este trabalho.
As descrições matemáticas disponíveis para mecânica dos fluidos e combustão apresentavam simplificações ainda maiores da realidade. A busca por uma melhor metodologia de projeto tornou frequente a utilização de miniaturas, em escala laboratorial, nos estudos dos equipamentos industriais. Tais estudos podem resultar em algumas melhorias