emprendedorismo
A HISTÓRIA E ORIGEM DO EMPREENDEDORISMO
A HISTÓRIA E ORIGEM DO EMPREENDEDORISMO
Conforme Ângelo (p.1), a origem da palavra empreendedorismo remete-nos ao século XIX, com a definição do Francês e economista J.B. Say. , como aquele que “transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento”.
O primeiro uso do termo empreendedorismo surgiu quando Marco Pólo, tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente a fim de vender as mercadorias de um homem (capitalista). Com isso, Marco Pólo ficou conhecido como “o aventureiro empreendedor”. Correndo riscos físicos e emocionais a fim de vender as mercadorias (DORNELAS, 2008, p.14).
Nos séculos XIX e XX empreendedores foram confundidos com administradores, o que ainda hoje ocorre com frequência, eles eram analisados como aqueles que organizavam a empresa, planejavam, dirigiam, e controlavam, mas sempre visando a ideia de que o “capitalista” que mandava o que deveria ou não ser feito (DORNELAS, 2008, p.15).
No Brasil o empreendedorismo somente começou a tomar forma nos anos 90, quando entidades como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas empresas) surgiu a fim de dar o suporte que se precisa para iniciar uma empresa, desde consultorias até resolver problemas para o seu negocio (DORNELAS, 2008, p.11).
Empreendedorismo Sabemos que uma empresa bem sucedida está composta de produtos de qualidade, local apropriado, preços acessíveis, ferramentas de gestão adequadas, bem como, de outros itens que levem a organização a alcançar os objetivos planejados e, sobre tudo necessita de pessoas comprometidas com o negócio e que saibam gerenciá-lo de forma criativa, inovadora, com alto potencial de liderança e desenvolvimento. Estas características estão presentes no perfil do empreendedor moderno que usa a