Diabetes Mellitus
A diabetes mellitus é uma doença caracterizada por alterações hormonais em hidratos de carbono, proteínas, lipídeos e metabolismos. A principal característica da diabetes é um aumento nos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia), que resulta a partir de qualquer um defeito na secreção de insulina a partir de do pâncreas, a mudança na ação da insulina, ou ambos.
A diabetes tipo 1 inclui diabetes, resultante essencialmente da destruição das células beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas, que muitas vezes conduz a deficiência absoluta de insulina. A causa pode ser idiopática ou devido a uma perturbação no processo autoimune.
A diabetes tipo 2 gama de resistência à insulina acompanhada por deficiência de insulina relativa a um defeito secretor predominantemente com a resistência à insulina.
Diabetes mellitus gestacional é uma condição em que se inicia a intolerância à glicose durante a gravidez. Os filhos de mães com diabetes gestacional têm maior risco de sofrer de obesidade e diabetes em jovens adultos. Assim, há um maior risco de a mãe de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.
Associação de diabetes mellitus e a periodontite
A doença peridontal é mais prevalente e mais severa em pacientes diabéticos do que em não diabéticos (diabetes como fator de risco para a doença periodontal) e que a infecção periodontal pode prejudicar o controle glicêmino dos diabéticos. Assim podemos dizer que elas são bidirecionais, pois a presença de uma dessas condições influencia a outra, e consequentemente, o controle de uma delas pode ajudar no tratamento da outra.
O osso alveolar é um tecido que esta em constante remodelação que caracteriza um processo biológico de reabsorção óssea seguida de neoformação. Na doença periodontal a reparação do tecido ósseo é incompleta, promovendo uma perda de osso alveolar. Isso ocorre devido ao numero elevado de mediadore inflamatórios tais como a IL-1 e TNF, responsáveis pela morte dos fibroblastos e osteoblastos.
A