Mcca
Os blocos econômicos têm a finalidade de integrar os participantes de acordo com suas políticas específicas, por exemplo:
O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) tem a finalidade de integração entre os países membros, entretanto não há uma zona de livre comércio e sim uma baixa tarifação entre os países membros (ou isenção para certos produtos), diferente da:
União Européia um bloco mais avançado possui uma maior integração entre os países membros, há uma livre zona de comércio e uma moeda única (euro) entre os países participantes.
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
MCAA - O Mercado Comum Centro-Americano é constituído por instituições ligadas à finança, comércio, indústria, administração pública, educação, saúde,transportes e comunicações. Representantes destas instituições são, entre outros, o Banco Centro-Americano de Integração Económica, o Instituto Centro-Americano de Investigação e Tecnologia Industrial,o Instituto Centro-Americano de Administração Pública e a Comissão Técnica de Telecomunicações da América