MCCA - Mercado Comum Centro Americano
O que é:
O MCCA (Mercado Comum Centro-Americano) é um bloco econômico composto por cinco países da América Central. A sede do MCCA fica na cidade de San Salvador (capital de El Salvador).
Países Membros:
Costa Rica
El Salvador
Guatemala
Honduras
Nicarágua
Área:
422.614 Km²
População:
39.017.535 habitantes
Produto Interno Bruto (PIB):
US$ 170.595.137.000
Principal Parceiro Comercial:
Estados Unidos
OBJETIVOS PRINCIPAIS
- Criar e implementar estratégias que visem a integração econômica entre os países do bloco;
- Aumentar o comércio entre os países membros;
- Criar acordos comerciais entre o MCCA e outros países ou blocos econômicos;
- Integração monetária.
HISTÓRIA
No período após a segunda guerra mundial os países da América Central dispunham de grande liquidez devido aos gastos dos países desenvolvidos com bens de consumo para guerra. Assim, um organismo é criado especialmente para analisar esta situação e promover o desenvolvimento da região, a CEPAL. Seu objetivo era o estudo dos problemas da região, propor novos mecanismos de desenvolvimento, e por isso propôs após seu primeiro estudo, que a região fosse rapidamente industrializada e consequentemente trocando suas importações por produtos da região. Mas o mercado consumidor na região era muito pequeno e não absorveria toda a produção e limitava o desenvolvimento industrial, logo um esforço conjunto seria necessário e a CEPAL, através da criação do Comitê de Coordenação Econômica em 1951, possibilitou a assinatura de um acordo multilateral de livre comércio em 1958, que evoluiria para o atual Mercado Comum Centro-Americano.
O MCCA foi concebido com a assinatura do Tratado de Managua em 15 de dezembro de 1960 no contexto histórico das tentativas de busca a paz na região, que sofria muito com conflitos bélicos. Este tratado e os protocolos de alteração que foram surgindo no decorrer dos anos regem este bloco econômico até a