Blocos Econômicos
Neste trabalho vamos expor informações sobre Blocos econômicos, em especial o Mercado Comum Centro-americano (MCCA) .Com este trabalho estamos buscando como principais objetivos expandir o conhecimento sobre blocos econômicos .Estaremos fazendo isso utilizando principalmente a pesquisa tanto em internet como em livros e enciclopédias.
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com principais finalidades de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas Comerciais. Mas existem vários tipos de blocos econômicos , sendo:
Zona de Livre Comércio: Tipo de bloco em que os acordos comerciais estabelecidos objetivam exclusivamente a redução ou a eliminação de taxas alfandegárias nas trocas comerciais entre os países-membros.
União Aduaneira: além de ser uma Zona de Livre Comércio, resulta de uma mesma regulamentação para o comércio dos países do bloco com outras nações, adotando, assim, a chamada Tarifa Externa Comum (TEC).
Mercado Comum: engloba a Zona de Livre Comércio e a União Aduaneira, além de permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços entre os países-membros.
União Política, Econômica e Monetária: estágio mais avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração acima, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única.
O bloco foi criado em 1960 , fundado pelos países e atuais membros :Costa Rica ,Guatemala , Honduras, Nicarágua , El salvador .O bloco do tipo Mercado comum tem como objetivos criar e implementar estratégias que visem a integração econômica entre os países do bloco, aumentar o comércio entre os países membros, criar acordos comerciais entre o MCCA e outros países ou blocos econômicos e ainda estabelecer uma Integração monetária. O bloco permite a livre circulação de pessoas, mercadorias,