Mc donalds
NOÉLIA GUEDES
MODELO DE ADMINISTRAÇÃO JAPONESA
Salvador
2012
NÓELIA GUEDES
Trabalho apresentado como requisito para a conclusão do curso Tecnológico Gestão de Recursos, sob orientação do Prof.ª Raul Leite.
Salvador
2012
Introdução
A administração japonesa poderia ser classificada como um modelo de gestão fortemente embasado na participação direta dos funcionários. Em especial participação na produtividade e eficiência voltada para a tarefa, do que na linha gerencial das relações e desenvolvimento humanos desenvolvida e implementada principalmente pelos americanos. Porém, as peculiaridades da administração japonesa merecem uma discussão mais profunda porque os índices de produtividade japoneses superaram os da maioria dos países ocidentais, a partir da década de 70 e também porque a cultura oriental infiltrada no comportamento organizacional, sempre provocam polêmica e discussões sobre a importância do aspecto cultural, refletido no caráter obediente e disciplinado do trabalhador japonês, como o fator condicionante do sucesso da administração e da aplicação das técnicas industriais japonesas.
Há que se ressaltar que as técnicas orientais foram implantadas em um ambiente cultural diferente do ocidental e são as peculiaridades da cultura japonesa que primeiramente devem ser compreendidas, para permitir qualquer adaptação da administração japonesa a outro ambiente.
Modelo Japonês de Administração
A administração japonesa nasceu no chão de fabrica, nos setores operacionais da manufatura, com a filosofia básica de evitar qualquer tipo de desperdício e de promover o melhoramento continuo. Com esta filosofia, agregada a permanente busca de conhecimentos e tecnologias avançadas de produção (controle estatístico de processos, planejamento de