Serviço social
Acerca da denominação “tradição marxista”, nos remetemos as produções de inspiração marxianas e que, portanto se fundamentam, ou procuram fundamentação no materialismo histórico e que em comum a Karl Marx, desenvolvem a crítica da economia política de seu tempo. Incluindo ainda nesta denominação as produções vulgarizadas do marxismo com a pretensão de simplificarem o que não se compreende.
A partir do século XIX, a sociedade capitalista européia passou a deparar-se com produções intelectuais e pressões operárias no sentido de melhores resoluções para o desenho da economia política .É neste contexto que se apresentarão as propostas para um novo desenho da sociedade e da economia na política hegemonizada pela burguesia européia. Referimos-nos as produções e envolvimento de jovens alemães, com formação multicultural e interdisciplinar: Karl H. Marx (1818-1883.Que passaram a se ocupar da realidade do seu tempo, procurando entende-la e desmistifica-la. Estas produções marxianas que influenciaram operários e intelectuais gerações posteriores até Quando nos referimos nossos dias. Nascendo assim as varias interpretações sobre o marxismo, com suas próprias produções teóricas-metodológicas sobre Marx .
Segundo José Fernando Siqueira da Silva, os primeiros contatos entre o Serviço Social e a tradição marxista, ocorreram a partir de um movimento de cunho latino americano, que resultou em um debate teórico-metodológico entre os assistentes sociais. Este intenso debate foi particularmente realizado sob ditaduras militares implantadas na América Latina a partir dos anos sessenta do século XX. Estudantes e profissionais já formados em Serviço Social, a partir da segunda metade dos anos 60, estabeleceram seus primeiros contatos com o marxismo através dos movimentos sociais e da resistência à