MBA EM FINANÇAS TRABALHO FINAL DE FINANÇAS INTERNACIONAIS E VALUATION
MBA EM FINANÇAS
TRABALHO FINAL DE FINANÇAS INTERNACIONAIS E VALUATION:
Avaliação de Ativos Intangíveis: Uma aplicação prática
1 – Introdução:
Compreender a realidade que estamos sujeitos é muito importante para que se possa apreender como funciona o todo.
O imperativo da compreensão, da mensuração e da gestão dos ativos intangíveis é de suma importância para o sucesso da empresa. Para entender o que são ativos intangíveis é necessário que se possa descrever algumas propriedades centrais. A primeira delas é que os ativos intangíveis compõem uma parte do valor das empresas, o chamado MVA (Valor de Mercado Agregado) dentro do conceito de EVA (Valor Econômico Agregado). Ambos visam reunir um conjunto de indicadores, capazes de fornecer informações que permitam a determinação da riqueza criada pela empresa em determinado período e um destes indicadores são os ativos intangíveis.
A noção da importância dos ativos intangíveis dentro da empresa é perceptível quando a empresa se depara com o valor de mercado de um bem superior ao valor contábil. Neste caso, há a constatação de que a raiz desta diferença pode estar no valor dos seus ativos intangíveis.
Os ativos intangíveis de uma empresa podem ter como exemplo as marcas e patentes, a capacidade de inovação, o modelo de negócios, o capital humano. Estes são os responsáveis diretos pelo desempenho de uma empresa, no entanto, o caminho de busca de uma base rigorosa para a avaliação, mensuração e gestão dos mesmos, ainda é um mistério.
II – Caso Prático: Microsoft
A Microsoft Corporation, é uma empresa multinacional dos E.U.A com sede em Redmond, Washington, que desenvolve, fabrica, licencia e vende softwares de computadores, produtos eletrônicos e serviços pessoais.
Foi fundada por Bill Gates e Paul Allen em 4 de abril de 1975 com o intuito de desenvolver e vender interpretadores BASIC para o Altair 8800. Posteriormente, nos anos oitenta, ela dominou o mercado de sistemas