maçonaria
FAZER O BEM SEM VER A QUEM.
A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, como um forte apelo filantrópico e educativo. Tem sido estudada por séculos em seus ritos, símbolos e preceitos desenvolvendo um elaborado sistema de ensino e vivência.
Por definição temos que: Maçonaria é uma associação fraternal de pessoas que buscam a sabedoria e a virtude, que se consideram irmãos entre si, para viverem e conviverem em perfeita igualdade, unidos por estima, confiança e amizades reciprocas, a fim de tornarem-se preparados para a emancipação progressiva e pacifica da humanidade.
De uma forma geral Maçonaria é um sistema de ensino moral, filosófico e metafísico, velado por alegorias e ilustrado por símbolos e representações, cujo objetivo é o aperfeiçoamento social, moral e intelectual da humanidade, procurando constantemente a verdade, dentro de uma moral inflexível e da prática da solidariedade.
O bem mais precioso para a maçonaria é a liberdade, que é o patrimônio de toda a humanidade, onde a base moral é o amor ao próximo.
E o grande segredo maçônico é a significação profunda de seus símbolos. São os sinais figurativos e as palavras sagradas que compõem o linguajar maçônico, para comunicação a uma distância maior e para reconhecimento dos maçons, não importando o idioma que falem.
A origem da maçonaria se perde nas brumas do tempo.
A Carta Magna da Maçonaria são os Landmarks que representam as mais antigas leis que regem a maçonaria universal, caracterizando-se por sua antiguidade. Enquanto a maçonaria existir os landmarks serão os mesmos, como o eram há séculos.
O sigilo é um dos principais pilares da maçonaria porque os métodos de reconhecimento e identificação e os trabalhos maçônicos devem ser sigilosos. Trata-se de regra que resulta mais dos ensinamentos bíblicos e do culto da modéstia e da humildade, do que do receio de indiscrições profanas.
A maçonaria simbólica se divide nos três primeiros graus universalmente