Maçonaria
A Maçonaria trata-se de uma associação semi-secreta, difundida no mundo todo, que adota os princípios de fraternidade e da filantropia entre seus membros. Ela é considerada semi-secreta devido ao conhecimento mundial de sua existência, embora muitos aspectos permaneçam ocultos aos não membros de sua sociedade. No cotidiano os maçons se comunicam através de sinais secretos, senhas e cumprimentos especiais.Ela é composta de homens que se iniciam através de rituais, incluindo juramentos de fidelidade e uma série de simbolismos, onde a moral, a fraternidade e a retidão são representadas pelo livro sagrado, pelo compasso e pelo quadrado.
Quando a maçonaria surgiu no Brasil? Relações da maçonaria com a Conjuração Baiana.
Apesar da maçonaria estar presente no Brasil desde a Inconfidência Mineira no final do século XVIII, a primeira loja maçônica brasileira surgiu filiada ao Grande Oriente da França, sendo instalada em 1801 no contexto da Conjuração Baiana.
A conjuração baiana foi um movimento de revolta que aconteceu em 1798, durante o Brasil colonial. O movimento mobilizou as camadas populares em busca de mudanças sociais.Os conjurados baianos pediam a emancipação política do Brasil, a igualdade entre diferentes etnias e o fim da escravidão. Os baianos passavam por uma situação precária e tinham que enfrentar o aumento dos preços dos produtos essenciais, além da escassez de alimentos, impostos pela Coroa Portuguesa.Diante dessa realidade, um grupo de intelectuais, influenciados pelas ideologias iluministas e republicanas, começou o movimento de revolta. Eles divulgavam ideias emancipacionistas.O movimento teve grande influência da Loja Maçônica Cavaleiros da Luz. O líder da Conjuração Baiana era Cipriano Barata.Durante suas reuniões, os cavaleiros da luz discutiam a organização de um movimento anticolonialista e a criação de um novo governo baseado em princípios republicanos e liberais.Podemos dizer que a participação dos Cavaleiros da Luz