Maçonaria
ENGENHARIA AMBIENTAL
MAÇONARIA
CURITIBA novembro de 04
SÍNTESE SOBRE A CULTURA RELIGIOSA E POSSIVEL CRÍTICA CONCLUSIVA
CURITIBA novembro de 04
Seu início deu-se na Idade Média com as confrarias de pedreiros. Daí o nome maçonaria, pois pedreiro em francês é maçom.
É uma filosofia de vida que não é contra nenhuma religião e reconhece Deus como o Grande Criador do Universo.
Em 1175, pedreiros ingleses, na intenção de guardarem os segredos das formas de construções góticas predominantes na Inglaterra, se organizavam sob a proteção de São João Batista.
No ano de 1713 teve início a Maçonaria Moderna denominada Maçonaria Especulativa, em Londres, com preceitos de unir os homens sem distinção religiosa.
Seus primeiros movimentos ocorreram na França, em 1517, época em que a Igreja de Roma implantou terror no início da Contra-Reforma, a parte mais cruel da perseguição religiosa, iniciada no século IV e que recebeu o nome de Santa Inquisição ou Inquisição do Santo Ofício.
Nesse período histórico qualquer doutrina que contrariasse a fé da Igreja, ou pensamentos não ajustados aos dogmas, eram chamadas de heresias e combatidas. A ira religiosa evoluiu de tal forma que o Tribunal do Santo Ofício proferiu sentenças de morte cruéis. Essa impiedade atingiu principalmente França, Espanha e Portugal, chegando até o Brasil, onde vários processos foram instalados.
A maçonaria brasileira iniciou-se em 1797 com a Loja Cavaleiros da Luz, criada na povoação da Barra, em Salvador. As primeiras Lojas maçônicas foram formadas por brasileiros que voltavam da Europa onde estudavam.
O Grande Oriente Brasileiro foi criado em 17 de junho de 1822, tendo como mandatários José Bonifácio de Andrada e Silva (ministro do