Mayara Nutri O
RELATORIO - POLITICAS DE SAUDE
SAUDE PUBLICA DO BRASIL E EM PAISES DESENVOLVIDOS
Aluna: Mayara Alves de Oliveira
R.A. C1610F-2
Curso: Nutrição
SÃO PAULO
2014
Saúde Pública no Brasil e nos países desenvolvidos
De acordo com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Igreja decidiu trabalhar o tema saúde pública com o objetivo de fazer com que o povo e as autoridades competentes reflitam sobre os desafios que o país possui neste setor.
A falta de hospitais, de médicos e o grande número de enfermos que não encontram atendimento nos hospitais públicos são questões prioritárias da campanha.
Um fato a se lamentar, foi o corte do orçamento da União que atingiu diretamente o Ministério da Saúde. Conforme divulgado pelo Ministério do Planejamento, os recursos aprovados pelo Congresso Nacional caíram de R$ 77,58 bilhões para R$ 72,11 bilhões em relação ao ano passado.
A campanha visa também promover a iniciativa popular para solucionar o problema, não deixando a responsabilidade para as autoridades, incentivando cada pessoa a contribuir para solucionar os problemas. Há alguns programas financiados pelo governo, como o Medicare, destinado à pessoas com mais de 65 anos, ou o Medicaid, para pessoas de baixa renda.
Veteranos das forças armadas também estão cobertos por um programa do governo, assim como crianças de famílias pobres que não se enquadram nas exigências do Medicaid.
A maioria dos americanos, porém, precisa adquirir seu próprio plano de saúde, seja por meio de seus empregadores ou por conta própria.
Sistema de Saúde no Japão
Todas as pessoas que residem no Japão devem, obrigatoriamente, inscrever-se em um dos Seguros Públicos de Saúde. Estes sistemas baseiam-se no princípio de cooperação mútua, em que todos os segurados contribuem regularmente com taxas, utilizando o Seguro de Saúde quando necessário.
Há 2 tipos de Seguro Público de Saúde: O Seguro Social, intermediado pelas empresas, e