MAXIMILIAN WEBER 1
1
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
BIOGRAFIA
CONTRUBUIÇÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
2
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho visa explicar a biografia do intelectual alemão Karl Emil Maximilian Weber e sua contribuição para o campo da Administração e suas teorias que continuam sendo utilizadas até os dias atuais. Max Weber é considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas ele também possui uma influência na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração, que será o enfoque do trabalho aqui apresentado.
3
1 DESENVOLVIMENTO
1.1 BIOGRAFIA
Maximilian Karl Emil Weber, alemão, filho de família de classe média, com pai advogado, tinha em sua casa a estimulação do intelecto. Em 1882 foi para a faculdade de Direito da Universidade de Heidelberg, que foi interrompida pela prestação do serviço militar, retomando os estudos somente em 1884, dividindo seu tempo, entre economia, história, filosofia e direito.
4
Entre suas atividades profissionais, trabalhou como livre docente e assessor de governo. Ele publicou após cinco anos sua tese de doutoramento sobre a história das companhias de comércio durante a
Idade Média, e em seguida a tese sobre a história das instituições agrárias. Casou-se em 1893 e no ano seguinte tornou-se professor de economia na
Universidade de Freiburg.
5
Em 1896 passou por um período de perturbações nervosas que o afastaram do trabalho, só retornando ao trabalho em 1903, onde participou de uma das mais destacadas publicações de ciências sociais da Alemanha. No ano seguinte publicou a primeira parte do livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, que se tornaria sua obra mais conhecida e de suma importância para a reflexão sociológica.
Em 1906 publicou ensaios sobre a Rússia: “A situação da democracia burguesa da Rússia” e “ A transição da Rússia para o constitucionalismo de fachada”.
6
No inicio da primeira guerra mundial,