Max weber
Maximilian Karl Emil Weber nasceu em Erfurt, Turíngia, Alemanha, no dia 21 de abril de 1864 e morreu na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de junho de 1920 vítima de pneumonia. * Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia.
Principais Obras * Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921) * Estudos de Metodologia (1922) * Política como vocação * A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903) (Nesse último livro, o sociólogo realizou importante estudo sobre como a religião, especialmente o protestantismo nos EUA, foi um fator importante para a consolidação do capitalismo. Em contrapartida, Weber achava que o catolicismo tradicional poderia ser um fator impeditivo para o desenvolvimento e prosperidade econômica de países que praticavam aquela religião. Isso se devia ao fato do ideário católico pregar a condenação do lucro. Já a religião protestante possuía maior identificação com a produção de riquezas, justamente, por valorizar o mérito pessoal e o trabalho como meios de valorização espiritual.)
Principais Realizações * Estudos nos campos da economia, sociologia política, religião e administração pública. * Prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes. * Prestou consultoria à comissão que redigiu a Constituição de Weimar.
Frases
"Regra é, antes de tudo gestão da vida cotidiana."
"Não se teria jamais atingido o possível, se não se houvesse tentado o impossível."
NATALIA:
* Max Weber produziu a sociologia “compreensiva”, onde ele se mostra preocupado com a compreensão das atitudes dos indivíduos na sociedade, considerando que a sociologia poderia, então, explicar melhor determinados fragmentos da realidade social. Através da