Técnico em química
As águas próprias de fontes minerais são afamadas em todo mundo por seus efeitos medicinais. A sua utilização é reconhecida até mesmo pela ciência oficial, existindo uma especialidade médica denominada crenoterapia (grego krene, designativo de fonte mineral).
A água mineral de fontes apropriadas possui efeito medicinal porque, além de energia vital própria da água natural e de oxigênio livre, contém também pequena quantidade de radioatividade benéfica e compostos ou sais de efeitos curativos, como sulfato, nitratos, cloretos, bicarbonatos e silicatos, combinados com sódio, potássio, magnésio e outros mais. Tudo isto, combinado com o teor ácido ou alcalino da água, ataca as doenças e os estados mórbidos produzindo a cura.
São ótimas para o tratamento de distúrbios hepáticos e digestivos, vesícula biliar e certas alterações do intestino grosso, é utilizada para ajudar o funcionamento do estômago e do intestino, indicada nos casos de enterocolite crônica, insuficiência hepática e fermentação intestinal. É útil contra colites inespecíficas e diarréias, tem ação constipante intestinal. É útil para estimular o apetite e para tratar doenças crônicas do fígado bem como estados infecciosos agudos. É usada para ajudar o funcionamento do estômago e do intestino, função laxante e desintoxicaste.
Porém, há uma contraindicação para os casos de úlcera péptica. Quando ingerida em excesso pode provocar diarréia.
Locais das fontes das águas magnesianas
Mas é em sua imensa riqueza hidrológica que Minas Gerais se destaca, sendo, nesse particular, superada apenas pela Região Amazônica. O Estado possui importantes bacias hidrográficas como a do rio São Francisco, rio Doce, rio Paraíba do Sul, rio Grande etc. A microregião do “Circuito das Águas de Minas Gerais” localiza-se no sul do estado, sendo formada por cinco municípios cuja atividade principal está na exploração das fontes hidrominerais.
A criação de um Centro