MAX WEBER
Sociólogo e economista alemão. Teórico das ciências sociais e autor do estudo sobre a ética protestante e o espírito do capitalismo.
21/4/1864-Nasce em Erfurt.Estuda direito em Heidelberg e economia em Berlim.
1893-Começa a lecionar economia na Universidade de Freiburg
1896-É obrigado a se afastar em virtude de um sério colapso nervoso.
1905-Escreve sua obra mais célebre, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo em que analisa a religião calvinista como alicerce fundamental para o desenvolvimento do capitalismo, exerce profunda influência sobre a sociologia do século XX.
1917-Volta a dar aulas, mesmo assim por breve período, na Universidade de Viena. Crises nervosas recorrentes abalam sua saúde e ele acaba por deixar a cátedra. A herança paterna lhe permite manter-se e escrever livros no decorrer da vida.
14/6/1920-Morre
1922-É publicado Estudos Reunidos sobre a Sociologia da Religião
1923-É publicado História Econômica Geral,entre outros trabalhos que analisam o papel das idéias filosóficas e religiosas no desenvolvimento econômico das sociedades.
SUA VIDA
Sociólogo alemão, Max Weber nasceu em Erfurt, Turíngia, e 21 de abril de 1864 e morreu e Munique a 14 de junho de 1930. Seu pai, grande industrial têxtil na Alemanha ocidental, pertenceu ao partido liberal-conservador; sua mãe era de família de professores liberais e humanistas. Aos dois anos de idade, ficou doente - muito doente, sem dúvida, embora possamos duvidar do diagnóstico de meningite - e tornou-se o alvo particular do melancólico desvelo de sua mãe. Em 1869, a família mudou para o bairro berlinense de Charlottenburg e Weber aí freqüentou a escola, recebeu uma educação ortodoxo predominantemente clássica.
Em 1882, foi para Heidelberg e ingressou na Faculdade de Direto. Em 1884, estava em Estrasburgo como suboficial da reserva. Em 1884-85, encontramo-lo a estudar em Berlim, no ano letivo seguinte em Göttingen. (No sistema universitário alemão nada havia de