Max Weber, Três tipos Puros de Poder Legitimo
Quais são os tipos de violência analisados no texto ?
R: Os texto relata que não só existem as violências urbanas como (assaltos a mão armada, furtos pequenos em estabelecimentos e pessoas) realizadas pelos “trombadinhas” o que está visível se formos olhar aparências, e sim relata que hoje em dia existem pessoas maldosas os que digamos mais “inteligentes” que se camuflam atrás de ternos, paletós, gravatas para enganar a sociedade e roubar ações, dar golpes em famílias, os manipuladores de mercado imobiliário, os cínicos que agem de onde menos esperamos praticando o furto qualificado, enfim, os ladrões que agem para roubar discretamente, estelionatários que furtam sem dar muitas das vezes qualquer sombra de suspeitas. O texto também frisa a fraude no comércio sob a venda de mercadoria falsificada, e também o rufião que explora a prostituta.
a) Explique como uma sociedade dividida em classes há, ao lado da violência física aparente, outro tipo de violência que é velada. R: Essa diferença difere entre o grande dano coletivo e a fúria cada vez mais agravada pela ofensa individual. A violência física aparente é a do “trombadinha” que é o ladrão visivelmente visto pela sociedade, a violência velada é aquele que se remete a um roubo mais “inteligente” camuflado e pouco visto pela sociedade, relativamente de onde menos se espera.
b) Explique como a ênfase dada pela violência física de rua denota uma postura individualista. R:Os crimes individuais são responsáveis pelos maloqueiros e pelos favelados, onde a sociedade querem descontar e sobrecarregar somente sobre eles toda a raiva e sentimento de ódio, querendo punir e não se dando conta que os verdadeiros e maiores bandidos são os "assaltantes" que ouvem Bach, que distinguem Picasso de Miró, os crimes praticados pelos maloqueiros e favelados são considerados juridicamente pequenos, assim, se dando o nome de crime individual.
c) Indique outros tipos de distorção