Modernismo
Lindomar Daniel Neckel
Maylana Block
Rafael Stramosk
Nicolas Michelotto
Pré-modernismo
Modernismo
Pós-modernismo
Pré-modernismo
O pré-modernismo esta situado nas duas décadas iniciais deste o século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Assim o pré-modernismo juntou os conceitos do Parnasianismo, Simbolismo, Realismo e Naturalismo. O pré-modernismo não foi uma ação organizada nem um movimento desta forma deve ser chamado como uma fase. O avanço científico e tecnológico no início do século XX traz novas perspectivas à humanidade. As invenções contribuem para um clima de conforto e praticidade. Afinal, o telefone, a lâmpada elétrica, o automóvel e o telégrafo começam a influenciar, definitivamente, a vida das pessoas.
Além dessas, a arte mostrou um inovado meio de comunicação, diversão e entretenimento: o cinema.
É em meio a tanto progresso que a 1ª Guerra Mundial surge. Em meio a tantos acontecimentos, havia muito que se dizer, e por isso, a literatura é vasta nos primeiros anos do século XX. Logo, os estilos literários vão desde os poetas parnasianos e simbolistas até os que se concentravam na política e nas peculiaridades de sua região.
Chamamos de Pré-Modernismo a essa fase de transição literária entre as escolas anteriores e a ruptura dos novos escritores com as mesmas.
Enquanto a Europa preparava-se para a guerra, o Brasil vivia a chamada política do “café-com-leite”, onde os grandes latifundiários do café dominavam a economia.
Os principais escritores pré-modernistas são: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Graça Aranha e Augusto dos Anjos.
Os marcos literários são, especialmente, o já citado “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, e Canaã, de Graça Aranha. MODERNISMO
O modernismo é um período que compreende aos anos de 1920 até 1970. Um movimento artístico e cultural que teve inicio na Europa e no Brasil surgiu a partir da primeira década do