Mauá, O Imperador e o Rei
Iniciando com um breve resumo vemos que o filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o empreendedor gaúcho mais conhecido como Barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas para economia do país, ao longo de sua vida. Mauá lutou pela industrialização do Brasil, tanto era recebido com tapete vermelho, como também chutado pela porta dos fundos pelo Imperador.
Mauá foi um empreendedor gigante, de liderança absurda, capaz de implantar inovações e possuía uma maneira impressionante de captar rumos e mudanças, suas tomadas de decisões eram precisas e assertivas, ele foi um grande administrador e soube aproveitar todas as suas oportunidades, demonstrou o quanto podemos aprender com novas culturas e que as mudanças são para o melhor desempenho.
O Barão de Mauá teve um crescimento profissional rápido, principalmente por ser extremamente persistente. Com o crescimento profissional passou a receber influências das mais várias culturas, mas se apaixonou mesmo pela indústria e comercio britânico. Identificou-se esse ideal principalmente porque além de crescer individualmente suas idéias levariam o Brasil a um desenvolvimento jamais imaginado. O quer mais tarde nos leva as ideias envolvidas na Revolução Industrial.
A Revolução Industrial no início não teve força no Brasil, mas Mauá não desistiu e investiu tudo que podia, construiu indústrias, fundou bancos e teve uma boa resposta, mas Mauá com ideias liberais e forte defensor do abolicionismo cultivou vários inimigos que ele mesmo desconhecia, então começou a enfrentar dificuldades e repressão política devido ao seu posicionamento e influência na economia brasileira, e como o governo brasileiro não concordava com as mesmas ideais liberais do governo britânico, por exemplo, seus negócios começaram a fraquejar e depois de alguns negócios infelizes o