mauro munhoz
Residência unifamiliar
Local: Gonçalves, MGInício do projeto: 2004
Conclusão da obra: 2005
Área construída: 195m2
Arquitetura: Mauro Munhoz (autor);Eduardo Lopes(coordenador);Thiago Lima e Alexandre Effori(colaboradores)
Arquiteto: Mauro Munhoz Formou-se em arquitetura e urbanismo pela FAU/USP em 1982; pela mesma instituição se tornou, em 2003, mestre na área de estruturas ambientais urbanas. Possui escritório próprio em São Paulo desde 1989.
Tecnologia adotada:
-----------------------------------------------------------------
Conforto:
O arquiteto usou telhas de vidro e um grande beiral para separar os dois telhados e, ao mesmo tempo, criar um desenho interessante e captar luz natural para o interior do maior ambiente da casa.
Estética :
Estética
Programa de necessidades (completo – tabela)
Organograma e Fluxograma
Matriz de relações
(Itens anteriores podem ser impressos)
Zoneamento no terreno: (plano de manchas em escala, desenhada no terreno, levando em conta as áreas do programa).
APOIADO EM OITO PILARES, PAVILHÃO ENFRENTA O ABISMOO PROJETO DÁ CONTINUIDADE À PESQUISA RESIDENCIAL REALIZADA PELO ARQUITETO MAURO MUNHOZ COM A COLABORAÇÃO DO ENGENHEIRO HÉLIO OLGA, QUE CALCULA AS ESTRUTURAS DE MADEIRA E SE RESPONSABILIZA POR SUA EXECUÇÃOSituada no sul de Minas Gerais, próximo da divisa com São Paulo, a casa de veraneio parece flutuar sobre o mar de morros da serra da Mantiqueira.
O desejo do casal de clientes era escolher, dentro da gleba, um local em que a vista fosse o elemento de maior atração. Logo o encontraram: uma diminuta planície junto a duas nascentes. Diante de inclinações para todos os lados, aquele pequeno sítio plano era bem-vindo para a ocupação humana. Havia um problema: dentro de um raio de 50 metros das nascentes, a legislação ambiental não permite construções.
A ousada solução encontrada por Mauro Munhoz foi implantar a casa fora da planície mas na mesma cota, como se a estivesse ampliando de forma