Biografia Mauro monhoz (Arquiteto)

558 palavras 3 páginas
Mauro Munhoz seguiu uma carreira completamente distinta da escolhida por seu pai e irmãos, no qual escolheram a medicina. Formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (FAU/USP) em 1982, onde teve aulas com Mendes da Rocha e Vilanova Artigas.
Atualmente projeta obras urbanas, onde fica muito evidente o seu respeito com a natureza, no qual Mauro Munhoz tenta harmonizar sua arquitetura com o ambiente e os recursos utilizados para tais construções.
Ele Construiu diversas casas onde a botânica e o uso da madeira é muito evidente, com características wrightianas:
Em Gonçalves - MG, onde começou a construção em 2004 e concluiu em 2005, com uma área de 195 m².

Em Campos de Jordão- SP, projetada em 1998 e concluída em 2000 com uma área de 1500 m². Esta residência unifamiliar ganhou o premio ASBEA em 2003.

Em Itu- SP, construída de 2002 á 2003, também ganhou o premio da ASBEA na categoria edifícios unifamiliares em 2003.

Também ajudou a criar a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), um dos eventos culturais mais importantes do Brasil, no qual teve sua estreia em 2003. Uma programação pensada especialmente para celebrar as tradições e incentivar a produção cultural e arquitetônica do local.
Mauro transformou desafio em fonte de inspiração ao conceber este anexo para hóspedes em Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro. Na primeira visita ao terreno, o arquiteto decidiu não apenas manter as imensas rochas do local como tomou a liberdade de apoiar sobre elas a construção. A casa tem muitos atrativos e uma delas é a escada cujo patamar parece flutuar. Essa mágica é fruto de muitos cálculos matemáticos que dispuseram vigas de aço apoiadas na laje superior e na terra.

Seu grande projeto foi o Museu do futebol, em são Paulo- SP. Projetado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, antigo Estádio Municipal Pacaembu, na Praça Charles Miller.
Construído de 2005 á 2007 em uma área de 7000 m², e inaugurado dia 29 de

Relacionados