Maua Ambiental Sem 2
RECICLAGEM DE MATERIAIS
JOÃO GABRIEL RIZK RAMIRES – R.A.: 10.01221-4
GUILHERME TROMBETA – R.A.: 10.01705-4
FILIPE PEREIRA – R.A.: 10.02553-7
NOME DO PROFESSOR: GABRIELA SÁ LEITÃO DE MELLO
SÃO CAETANO DO SUL
2011
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Reciclagem é o termo que expressa a reinserção de um material no ciclo produtivo, ou seja, após a matéria prima sofrer processos de transformação até atingir a forma de um produto final, caso possa ser reciclada, sua matéria sofrerá processos de transformação que revertam o produto final em matéria prima. Diversos materiais podem ser reciclados, porém os mais comuns são papel, vidro, metal e plástico.
As principais vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a mitigação do volume de resíduos que necessitam de tratamento final, como aterramento e incineração.
O conceito de reciclagem se aplica apenas aos materiais que podem voltar ao estado original e serem transformados novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização, cujo consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro.
A diferença entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento, em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encurtamento das fibras de celulose. Em outros casos, felizmente, isso não acontece, a reciclagem do alumínio, por exemplo, não acarreta em nenhuma perda de suas propriedades físicas, e esse pode assim ser reciclado continuamente.
Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
No meio ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva