Mau hálito ou halitose
O mau hálito ou halitose, pode ser um grande problema, especialmente quando você está a dialogar pessoalmente com outra pessoa… A boa notícia é que o mau hálito pode (na maioria das vezes) ser evitado com alguns passos simples.
O mau hálito é causado por bactérias produtoras de odor que crescem na boca. Quando não escova os dentes e não usa fio dental regularmente, as bactérias acumulam-se sobre os restos de comida na sua boca e entre os dentes. Os compostos de enxofre libertado por essas bactérias, causam mau hálito.
Certos alimentos, especialmente o alho e a cebola, que contêm óleos picantes, podem contribuir para o mau hálito, porque os óleos são transportados para os pulmões e depois libertados pela boca. Fumar também é uma das principais causas de mau hálito.
Existem muitos mitos sobre como evitar o mau hálito, mas….
Mito 1: Lavar a boca fará o mau hálito desaparecer.
Ao lavar a boca apenas se livra do mau hálito temporariamente. Se usar desinfectante bucal, procure um anti-séptico de redução da placa bacteriana (mata os germes que causam o mau hálito).
Mito 2: Se escovar os dentes com regularidade, não deverá ter mau hálito.
A verdade é que a maioria das pessoas só escova os dentes durante 30 a 45 segundos e, isso não resolve. Para limpar todas as superfícies dos seus dentes, deve escovar os dentes, pelo menos, durante dois minutos no mínimo, duas vezes por dia. Não se esqueça de escovar também a língua, porque as bactérias gostam muito dela… É igualmente importante usar fio dental, porque só escovar não vai remover a placa bacteriana e todas as partículas de alimentos prejudiciais que ficam presas entre os dentes e gengivas.
Mito 3: Se respirar para a sua mão, saberá quando tem mau hálito.
Errado! Quando respira, não usa a garganta da mesma maneira que o faz quando fala. Quando fala, tende a trazer os odores da parte de trás da boca (onde se origina o mau hálito ou halitose), coisa que a simples respiração não faz. Além