Halitose Primaria
Neste trabalho estudaremos sobre a halitose, ou mau hálito, afim de que possamos identificarsua origem, prevenção e tratamento. Como futuros dentistas, precisamos identificar as doenças que surgem na cavidade bucal devendo estar capacitados para fazermos o diagnóstico diferencial entre uma halitose real, uma halitose imaginária e um distúrbio quimiossensitivo, já que o não conhecimento dos mecanismos de formação da halitose poderá levar o profissional ao erro de subjugar uma queixa dopaciente, a qual está afetando o perfil comportamental do mesmo.
A halitose em geral é um problema de saúde com conseqüências sociais e econômicas, morais e psicoafetivas tão sérias que aflige,segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial. A halitose também é conhecida como hálito fétido, bafo, fedor da boca.
HALITOSE
A halitose é uma alteração do hálito que o torna desagradável, podendo significar ou não uma mudança patológica. Sendo de origem multifatorial, geralmente está relacionada a fatores sistêmicos, psicogênicos e bucais, pois é um sinal indicativo de que alguma disfunção orgânica (que requer tratamento) ou fisiológica (que requer orientação do dentista), esteja acontecendo, sendo assim, não significando apenas uma doença, mas também uma alteração das condições fisiológicas, como por exemplo a halitose matinal, que praticamente todas as pessoas têm.
Desse modo a halitose não é uma doença e sim um sintoma de uma possível alteração patológica (ex.: doença periodontal, alterações hepáticas, etc), variação fisiológica (ex.: menstruação) ou mesmo de um processo adaptativo do organismo (ex.: jejum prolongado).
O hálito é composto pelo ar expirado após a inspiração que provoca as trocas gasosas fisiológicas, associado às substâncias eliminadas por via pulmonar. Estas substâncias partem do intestino para o fígado, para a bile, para o sangue e finalmente para os pulmões, quando são eliminados pela expiração.
Atualmente