Odontologia
DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL
GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
SIGRID GUILHERME DE ÁVILA
HALITOSE
PASSO FUNDO/RS
2013
SIGRID GUILHERME DE ÁVILA
HALITOSE
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Graduação em Odontologia da Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul (FASURGS), como requisito para aprovação na disciplina de Métodos e Técnicas de pesquisa.
ProfªMs. Liliana Maria Pierezan Moraes da Silva
PASSO FUNDO/RS
2013
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A halitose é uma doença que atinge grande parte da população, esta pode causar vários desconfortos como, por exemplo, o afastamento social por resultado do mau hálito expelido. Existem cinqüenta tipos de halitose, e cada uma pode ser manifestada por diferentes fatores, entre eles: estresse, má alimentação, falta de higiene bucal, esquecimento do fio dental e dos limpadores de língua. A halitose pode se manifestar também por certas doenças, por exemplo, a diabetes que causa a produção de corpos cetônicos. Albuquerque et al. (2004) relatou que a halitose é uma emanação de odores fétidos na boca. Que causa constrangimento a pessoas que possuem a doença, em conseqüência disso, algumas pessoas sofrem até de afastamento de pessoas no convívio social.
Os sintomas da halitose podem ser: manifestação de mau hálito causado por eliminação de corpos cetônicos, odor proveniente por jejum prolongado, a halitose causada pelo sono quando diminui o fluxo salivar, a halitose proveniente pelos alimentos que causam produção de gases voláteis entre outros fatores que podem causar a doença. Ruiz, Cunha e Bussadori (2007) relataram que o acompanhamento de um cirurgião dentista é imprescindível e que o mesmo deve motivar o paciente a mudar seus hábitos de higiene. E esclarecer que