matérias e técnica
Neste trabalho o nosso grupo fala sobre o tema que é o SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).
Síndrome: refere-se ao grupo de sintomas que colectivamente caracterizam uma doença.
Imunodeficiência: esta doença é caracterizada pelo enfraquecimento do sistema imunitário, deixando imune certas doenças.
Adquirida: esta doença não é hereditária e se desenvolve após o nascimento por contacto com um agente (no caso da SIDA, VIH).
SIDA é uma doença infecto-contagiosa provocada por um vírus (vírus da imunodeficiência humana) que afecta o sistema linfático, atacando e destruindo os mecanismos normais de defesa do organismo contra as doenças.
Desenvolvimento
História
O VIH ou HIV-1 foi descoberto e identificado como causador da AIDS por Luc Montagnier e Françoise Barré-Sinoussi da França e Odete Ferreira de Portugal em 1983 no Instituto Pasteur na França.
O HIV-2 foi descoberto por Odete Ferreira de Portugal em Lisboa em 1985.
É provável que o vírus VIH tenha vindo pelo contacto com o macaco que tem o vírus SIV. Depois de o vírus ter infectado o ser humano, sofreu mutações genéticas.
Nas pessoas portadoras de VIH, o vírus pode ser encontrado no sangue e, de acordo com o sexo, no esperma ou nas secreções vaginais e no leite materno.
Assim, uma pessoa pode adquirir o VIH por meio de relações sexuais com parceiros portadores do vírus, de transfusões com sangue contaminado, pela aplicação de injeções com seringas e agulhas contaminadas.
Mulheres grávidas portadoras do VIH podem transmitir o vírus para o feto através da placenta, durante o parto ou até mesmo por meio da amamentação. A transmissão de doenças de mãe para filho é chamada de transmissão vertical.
A maior parte dos Seres Opositivos encontram-se na África Subsariana, principalmente na África do Sul.
O hospital Esperança é a única unidade especializada no tratamento de doentes com SIDA e regista em média trinta casos por dia