relatório de Matérias e Técnicas da Pintura
Pintura
Docente: Vítor Oliveira
Relatório Final
Joana Dagge
Matérias e Técnicas da Pintura Joana Dagge
“Todo o conhecimento humano começou com intuições, daí passou a conceitos e” terminou com ideias
Faculdade de Balas Artes da Universidade do Porto
Matérias e Técnicas da Pintura Joana Dagge
Introdução
No âmbito da disciplina Matérias e Técnicas da Pintura, foram-nos propostos alguns objetivos a cumprir, de maneira que, as páginas que se seguem pretendem descrever os processos realizados para o cumprimento destes. O trabalho realizado nesta disciplina consistiu na preparação de suportes, a utilização de novas técnicas de Pintura (neste caso Encáustica e
Têmpera) e por fim, mas não menos importante, a sensibilização dos alunos para a conservação das obras de Arte, sublinhando as da sua própria produção.
Faculdade de Balas Artes da Universidade do Porto
Matérias e Técnicas da Pintura Joana Dagge
Ao tratar do tema “técnica de pintura”, é importante compreender que a humanidade tende em evoluir constantemente, superando as técnicas já desenvolvidas, mas não abandonando aquelas que lhe são úteis.
A pintura difere-se das outras artes por se tratar de uma expressão que se apresenta num espaço bidimensional, que propõe à mente humana uma leitura dos seus elementos estéticos: a figura, a forma, a textura e a cor.
Uma escultura, arquitetura, ou outra obra cénica, pode-se olhar por todos os lados, tocar em toda a forma, ouvir e vibrar simultaneamente com a obra, porém a pintura é “estática” e “superficial” na sua apresentação.
Numa composição visual bidimensional, a cor é o elemento principal para que haja os demais elementos estéticos. Por exemplo, é a cor que faz existir a linha e a forma numa pintura; até o desenho depende do contraste entre o branco e o preto para dar vida às suas formas. A cor é fundamental na pintura por possuir qualidades