Maturescencia
A definição de maturescência é: estado ou qualidade de maduro. Segundo Strybol (1974), conquistar a idade adulta é atingir a totalidade do homem. O pensamento referido do autor sugere que muitos chegam à idade cronológica, denominada maturidade, sem que realmente se tornem adultos, que por razões inerentes à própria pessoa, quer por razões ambientais.
O interesse pelo estudo da idade adulta não é tão recente nem tão antigo, entretanto o que é importante saber é que seu estudo é uma necessidade principalmente porque se passa a maior parte da vida como adulto.
O estudo da maturidade também constitui necessidade urgente, uma vez que o que ocorreu na infância e na adolescência fica sem feed-back, perdem-se os dados sobre o que acontece posteriormente com a pessoa, na fase adulta.
A Maturescência corresponde às fases de desenvolvimento do ciclo de vida do indivíduo comumente nomeadas como: meia-idade e 3ª idade. Essa nomenclatura visa trazer uma nova proposta paradigmática e, consequentemente, relacional acerca dessa fase de significativas mudanças biopsicossociais e espirituais que a pessoa vivencia. A proposta de atendimento específico para essa clientela representa uma resposta à crescente demanda de suporte emocional às crises previstas e ou acidentais a que a pessoa em maturescência experiência: aposentadoria, lutos, saída dos filhos, menopausa, andropausa, adoecimentos e outros eventos que repercutem com a mudança de status social e existencial da pessoa.
Estágios da vida
De acordo com diversos autores, compreende-se a evolução do sujeito num continum, havendo algumas etapas pré-definidas. Dentro desses modelos, cada fase é precedida por uma crise evolutiva, situação essa que promove transformações físicas e psíquicas, necessárias para a adaptação inerente à vivência da etapa a ser inaugurada. Segundo Erik Erikson (citado por Hockenbury & Hockenbury, 2004), o desenvolvimento ocorre numa interface psicossocial, havendo conflitos a serem