ATPS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DOCENTE: HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO
TUTOR PRESENCIAL: VALDMILSON MILHOMEM COSTA
ATPS- Panorama das contribuições de alguns teóricos clássicos da psicologia da educação.
Acadêmicos:
Francisca da Cunha Moura RA -8115720191
Fagna Raab dos Santos Nacimento RA -447279
Lêdamir Moura Rodrigues RA- 817146656
Thayssa Katielly Mendes Cavalcante RA- 8116735374
Rosana da Cruz Sousa RA- 8116735368
CAXIAS-MA
SET/2013
ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA DE FREUD PARA SE PENSAR NA APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
Sigmund Schlomo Freud (Příbor, 06 de maio de 1856 — Londres, 23 de setembro de 1939 ), mais conhecido como Sigmund Freud, formou-se em medicina e especializou-se em Neurologia, tendo logo a seguir criado a Psicanálise. Freud nasceu numa família judaica, em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco. Atualmente a localidade é denominada Příbor, na República Tcheca.
Apesar do seu interesse por política Freud teve a livre escolha entre direito e medicina. Tornou-se um grande psicanalista destacando-se curiosidade enata e ambição precoce.
As principais contribuições de Freud predominam em nossa cultura hoje, apresentam interpretações diametralmente opostas de quem nós somos nossa identidade, de onde viemos, nossa herança cultural e biológica do nosso destino.
“Freud nunca deixou de tentar reunir, em uma visão que chama de metapsicologia, as descobertas que sua técnica permitiu e as elaborações que nunca deixaram de acompanhar sua prática, mesmo afirmando que esse esforço não deveria ser interpretado como uma tentativa de constituição de uma nova “visão do mundo” (Weltanschauung).
Suas teorias proveram um novo entendimento sobre como as nossas mentes funcionam. Suas ideias permeiam diversas disciplinas incluindo a medicina, literatura, sociologia, antropologia, história e o