Português e língua.
Material do aluno
Discuta com seus colegas: Para que servem as vírgulas? Como você pontua seu texto? Como você decide onde colocar as vírgulas? Como decide se é vírgula ou ponto final?
Agora assista ao vídeo Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=JxJrS6augu0 , procurando refletir sobre as respostas que você e seus colegas deram para as questões acima.
Feito isso, procure respostas para as seguintes questões: 1. Explique os diferentes sentidos das frases abaixo, procurando encontrar situações em que elas podem ser usadas: a. Não, espere! / Não espere! b. Aceito, obrigado. / Aceito obrigado. c. Isso só, ele resolve. / Isso, só ele resolve. d. Esse, juiz, é corrupto. / Esse juiz é corrupto. e. Vamos perder, nada foi resolvido. / Vamos perder nada, foi resolvido. f. “Não queremos saber!” / “Não, queremos saber!”
2. Agora, reúnam-se em grupos e procurem criar frases como as mostradas no vídeo. Depois das frases prontas, discutam as possíveis interpretações e vejam como o contexto e os interlocutores são importantes para se compreender o uso da vírgula.
3. E em uma frase como: “Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro aos seus pés”, onde você colocaria a vírgula? Por quê?
4. Segue abaixo um testamento deixado por Pedro Pedra. Continue pontuando-o de modo que os bens do personagem passem a pertencer às pessoas indicadas em cada um dos parágrafos do texto.
Pedro Pedra, um rico comerciante, sentindo que não lhe sobrava muito tempo de vida, escreve, às pressas, seu testamento, deixando de lado a pontuação: “Deixo meus bens à minha irmã não ao meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada dou aos pobres”. O sobrinho, de posse de uma cópia do testamento, pontuou: “Deixo meus bens à minha irmã? Não. Ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres”.
A