lingua portugues
Além da prova objetiva, haverá os testes físicos.
Quando estudamos a sintaxe, área da linguística que estuda as relações estabelecidas entre os elementos de uma oração, aprendemos que o verbo é a premissa fundamental para a análise sintática, pois é a partir dele que conseguimos identificar e classificar os demais elementos de uma oração. Contudo, apesar da importância gramatical do verbo, existem enunciados que não apresentam um núcleo verbal em sua constituição, mas que nem sempre são destituídos de sentido. A esses enunciados sem o núcleo verbal damos o nome de frase.
A ausência do núcleo verbal não impede que a comunicação seja realizada, prova disso são as frases que exprimem um acontecimento, sentimento etc. O principal objetivo da linguagem é estabelecer comunicação, sendo assim, as frases, ao contrário das orações, não são proferidas em um contexto comunicacional mais elaborado, mas em situações específicas, embora sejam dotadas de elementos que permitem seu entendimento.
Para melhor ilustrar o conceito de frase, observe a imagem a seguir:
As frases são enunciados sem núcleo verbal, emitidas em circunstâncias comunicativas específicas
As frases são enunciados sem núcleo verbal, emitidas em circunstâncias comunicativas específicas
Nas imagens da tirinha “Mafalda”, do cartunista Quino, existem enunciados sem núcleos verbais. A personagem utilizou frases como Viva a pátria! Basta! Abaixo a liberdade de imprensa! Meu Deus! Que responsabilidade! (esta última dita por outra personagem) em momentos em que a comunicação não foi estabelecida em sua plenitude. Contudo, são unidades de sentidos capazes de transmitir uma informação, pois podemos interpretá-las ao estabelecermos proximidade com as possíveis orações nas