o contato com Beatriz Milhazes
O projeto “Nesse círculo tem história...O contato com Beatriz Milhazes”, será desenvolvido durante o não de 2013 no Programa Oficina, como proposta inovadora, este ano o projeto será desenvolvido de modo circular e multifacetado. Além dos 170 alunos do programa oficina, 60 do programa AEE e 16 do programa Convivência, o projeto também foi direcionado para o aprendizado e experimento artístico de todos os professores envolvidos nesse programa. Todo ano é escolhido um artista para ser estudado, e a escolha por Beatriz Milhazes chega em um momento de desconstrução e remodelação, romper com antigos padrões artísticos, e provocar novas formas de expressão e criação. A proposta é apresentar e construir possíveis caminhos para olhar a obra de Beatriz Milhazes, caminhos esses que se aplicam, na verdade, a qualquer obra de arte. O que importa, no fundo, é descobrir o prazer estético gerado no contato com a obra e reconhecer o enorme esforço que significa realmente colocar uma obra de arte diante do olhar crítico e apreciador dos participantes do projeto. Uma coisa é certa, quanto mais crítico o olhar, mais profunda será a avaliação da obra observada.
Muito prazer... sou Beatriz
A artista plástica Beatriz Milhazes é carioca, de Copacabana, e vive no Rio de Janeiro, mas sua relação com essa cidade vai além de residir lá, ela não é apenas o lugar em que nasceu e que escolheu para viver; com o Rio ela troca ideias, pois a cidade funciona como fonte inspiradora para a artista.
“É um tipo de beleza que você nunca se cansa. A natureza daqui sempre participou do meu trabalho e eu gosto de estar rodeada pela natureza. Meu estúdio é ao lado do Jardim Botânico e isso me dá muito prazer, me faz voltar para o estúdio e trabalhar. Não quer dizer que eu pegue as coisas lá e vá para o estúdio usá-las. Mas, eu olho...e acho formas interessantes” Milhazes
Beatriz Ferreira Milhazes nasceu no Rio de Janeiro