Matrizes (matemática - 2° ano)
A tabela a seguir mostra o resultado da ação de agentes do IBAMA em áreas de desmatamento ilegal na Amazônia. Verticalmente, apresenta-se o número de árvores que foram retiradas de um local específico na Amazônia de Janeiro a junho. Horizontalmente é indicada a quantidade dessas árvores retiradas ilegalmente num raio de 10 km, sendo separadas as áreas do km1 ao km10.
Linhas = Km1, Km2, Km3, Km4, Km5, Km6, Km7, Km8, Km9 e Km10.
Colunas = Janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.
Para maior eficácia, os agentes se dividiram em quatro grupos para a fiscalização: o primeiro grupo fiscalizou de janeiro a março do km1 ao km5. O segundo grupo fez a fiscalização no mesmo período, porém dos quilômetros 6 ao 10.
O terceiro grupo atuou a partir de abril até junho junto com o quarto grupo, concluindo o trabalho do primeiro e do segundo para que não houvesse mais o corte das árvores. Porém o terceiro ficou com os quilômetros de 1 a 5, e o quarto de 6 a 10.
Formaram-se então as seguintes tabelas a partir da primeira:
Grupo 1 Grupo 2
Grupo 3 Grupo 4 O trabalho dos fiscais foi então muito eficaz já que o número de árvores retiradas no mês de junho do km1 ao km10 foi zero. Mas o relatório que devem entregar ao chefe deve apresentar apenas um período de três meses com a mesma eficácia desses seis meses de ação. Então os fiscais decidiram entregar o relatório com os mesmos valores, porém representado em três meses.
Foi feita então a seguinte soma de matrizes:
Grupo 1 + Grupo 2.
Grupo 3 + Grupo 4.
E formou-se essa nova tabela do km1 ao km10:
Ao ser entregue, o chefe percebeu que o único resultado realmente eficaz foi o do km10, onde o número de árvores retiradas no final foi zero. E então disse aos fiscais:
- Eu contava com vocês para um trabalho que desse realmente resultado, mas vi que não foi isso que aconteceu. Eu esperava mais de vocês! Nem que durassem seis meses, mas vocês deviam ter feito isso direito. Agora