Matrizes energéticas no Brasil
Embora seja dependente do petróleo como fonte de energia, o Brasil possui uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo (entre os países industrializados). Como podemos verificar nos dados acima, cerca de 36% da energia brasileira tem como origem fontes renováveis (hidráulica, biomassa, eólica e solar).
Porém, o grande desafio é diminuir nos próximos anos o uso de fontes poluidoras como, por exemplo, petróleo e carvão mineral. Desta forma, garantiríamos menos poluição do ar (sério problemas nas grandes cidades) e melhorias para o meio ambiente (diminuição do aquecimento global).
O Brasil possui a matriz energética mas renovável do mundo industrializado com 45,3% de sua produção proveniente de fontes como recursos hídricos, biomassa e etanol, além das energias eólica e solar. As usinas hidrelétricas são responsáveis pela geração de mais de 75% da eletricidade do país. Vale lembrar que a matriz energética mundial é composta por 13% de fontes renováveis no caso de países industrializados, caindo para 6% entre as nações em desenvolvimento.
Os benefícios de uma matriz energética limpa se traduzidas emissões de partículas pelo uso de energia e sustentabilidade da economia. Enquanto o Brasil emite 1,4 tonelada de dióxido de carbono (Tco2) por tonelada equivalente de petróleo (tep), no mundo, esse indicador é de 2,4 Tco2/TEP. Em algum países com fontes presença de fontes fósseis (óleo, gás e carvão minera) em suas matrizes energéticas esse indicador passa 3tco2 tep .
Além disso, o Brasil conta com mais de 86% de fontes renováveis. No mundo, a participação media da energia hidráulica atinge 16%.
Fontes de Energia tradicionais
CARVÃO MINERAL
Popularizado a partir da Revolução Industrial, o carvão mineral é responsável por 40% da produção total de energia no mundo. No atual ritmo de consumo, as reservas conhecidas são suficientes para mais dois séculos.
PRÓ: é abundante, encontrado com facilidade na maioria dos