Matrizes do Samba Carioca
Professora Lucieni de Menezes Simão
Aluna Tamires
Setembro de 2012
Matrizes do Samba Carioca
III Fórum de Terreiros de Candomblé do Rio de Janeiro
“Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar.”
Cecília Londres
A definição do que é Patrimônio é uma boa forma de começar esse pequeno estudo, sendo assim pode-se dizer que ele é: “o conjunto de manifestações, realizações e representações de um povo, de uma comunidade. Ele está presente em todos os lugares e atividades: nas ruas, em nossas casas, em nossas danças e músicas, nas artes, nos museus e escolas, igrejas e praças. Nos nossos modos de fazer, criar e trabalhar. Nos livros que escrevemos, na poesia que declamamos, nas brincadeiras que organizamos, nos cultos que professamos.” Portanto o Patrimônio Cultural faz parte da formação da identidade da nação.
Em linhas gerais Patrimônio é cultura, identidade, diversidade, cidadania, história e memória coletiva. Patrimônio esta ligado a atribuição de valor. E tem como instrumentos de preservação o Tombamento e o Registro.
O Artigo 216 da Constituição Federal do Brasil diz que: “o patrimônio cultural brasileiro é constituído pelos bens de natureza material e imaterial, portadores de referência de identidade, à ação e memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.
Dentro desse contexto do que é Patrimônio surge o Decreto-Lei nº 25, de 30 de Novembro de 1937, que organiza a proteção do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, nasce, ainda com outro nome. Porém essa Lei só reconhece o Tombamento ou seja, bens de natureza material.
O tombamento é “o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social. Um bem cultural é "tombado" quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua