ergonomia
A ergonomia é dividida em três partes, a física ocupa-se da postura no trabalho, o manuseio de materiais, a segurança para utilizá-los e etc. A ergonomia cognitiva trata dos processos mentais como raciocínio e tomada de decisão. A ergonomia organizacional cuida da gestão da qualidade e da estrutura organizacional como um todo.
Além das três divisões ela também pode ser classificada em quatro partes sendo elas a ergonomia de concepção que cuida da concepção ou da tomada de decisão sobre que métodos utilizarem pra melhor adequar o ambiente ao individuo.
A ergonomia de correção que vem para corrigir os erros já cometidos em um ambiente.
A ergonomia de conscientização que vem através de palestras e seminários com os funcionários de determinada empresa ou membros de determinado grupo para que os mesmos saibam como melhor desempenhar o seu trabalho sem riscos.
A quarta é a ergonomia de participação pois uma vez que todos já foram conscientizados sobre a importância da mesma, é importante que os mesmos participem, ajudem para que o sistema possa fluir da melhor forma possível.
A data oficial de nascimento da Ergonomia foi 16/02/1950 e a palavra ergonomia veio de Ergon: Trabalho, Nomos: Regras, com isso se tem as regras do trabalho. Os ergonomistas que são os praticantes, contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas dessa forma