matriz
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST
CAMILA DE ANDRADE
MONICA BARBOSA NEVES
MATRIZ INVERSA
JOINVILLE
2013/1
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA – SOCIESC
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST
CAMILA DE ANDRADE
MONICA BARBOSA NEVES
MATRIZ INVERSA
Trabalho da Disciplina: Geometria Analítica
Professor : Fernando Vargas
Curso: Engenharia de Produção – EPR111
JOINVILLE
2013/1
Sumário
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado os principais conceitos de matrizes, sua definição, nomenclatura, suas formas de classificação, como são dispostas, quais os elementos, como são indicados, possíveis soluções, e seus tipos sendo os mais utilizados: matriz nula, matriz identidade e matriz transposta.
O entendimento do assunto abordado é essencial, sendo utilizado para solucionar problemas do dia-a-dia, simplificando-os, e fornecendo novos métodos para solucionar os mais variados problemas que possa surgi.
Em primeiro momento será descrito um breve conceito do assunto, seguido de exemplos de cada tipo detalhadamente, e por fim resoluções práticas de matrizes inversas de segunda e terceira ordem através de dois métodos distintos.
2 MATRIZ
Uma matriz é um conjunto ordenado de elementos dispostos em linhas e colunas representadas respectivamente por m e n, onde n e m ≥ 1. Para representar essas linhas e colunas devemos obedecer às regras, dependendo do número de linhas e colunas a matriz recebe um nome e podemos também aplicar a elas as quatro operações. Os elementos de uma matriz podem ser números (reais e complexos), funções ou ainda outras matrizes.
2.1 Determinante
A toda matriz quadrada de elementos