Matriz
Em todos os procedimentos de uma empresa, independente da área de atuação pode ocorrer problemas. Uma vez esses problemas são detectados internamente; outras infelizmente, apenas no cliente, e se algumas vezes as causas dos problemas e as respectivas soluções são óbvias, outras não existem certezas, nem quanto a causa, nem como resolve-las. Quando ainda trata-se de problemas repetitivos, ou seja o que significa que nunca foram verdadeiramente resolvidos ou então nunca se chegou verdadeiramente ‘a causa raiz do problema. Com o crescimento da gestão moderna são desenvolvidos utensílios de análise e resolução em equipe, como por exemplo: o diagrama “causa efeito”, os ‘’5 Porquês’’, o Brainstorming, entre outros. O problema que quando utilizados, tendem a ser aplicado de forma avulsa e sem ligação entre si, o que limita o âmbito e eficácia dos resultados. O processo em questão é o método de resolução de problemas em equipe, o 8D, uma metodologia que existe para resolver problemas complexos ou não, e visando a melhoria contínua de um produto ou processo.
DESENVOLVIMENTO
As 8D, são recursos para orientação na resolução de problemas de forma ordenada, evitando o esquecimento de passos importantes. Ela tem por objetivo identificar e resolver eventuais problemas que possam ser solucionados.
É uma metodologia eficiente na resolução de problemas que melhorarão indicadores de satisfação de clientes e na redução de custos provocados pela não qualidade. Essa metodologia foi desenvolvida pela Ford Company, que combinou vários elementos de outras técnicas na resolução de problemas como o PDCA, foi introduzida na Ford em 1987.
A metodologia esta estruturada em 8 disciplinas:
1 FORMAÇÃO DE EQUIPES: O primeiro passo é formar a equipe que será responsável pelas ações. Essa equipe ira formular o plano de ação, definir prazos, resultados e responsabilidades. O grupo pode ter origem gerencial ou espontâneo, devendo estar cientes das responsabilidades perante