Segurança
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO DE SEGURANÇA PRIVADA
PLANO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO (PECI)
Aluno: Marcos José de Oliveira Souza
Matricula: 201007015357
Turma: 3005 – Noite – Prevenção Organização e Métodos contra Incêndio
Professor: Carlos A. Simas Jr
Local: Rio de Janeiro
Trabalho de AV2
No Brasil algumas empresas têm se organizado para enfrentar emergências, mas a maioria parece que pouco se preocupa com as possíveis emergências de modo antecipado, preocupando-se somente depois que elas ocorrem, o que tem causado grandes prejuízos e por vezes até óbitos.
Apesar da existência de algumas leis esparsas, ainda não há uma codificação legislativa que trate dos diferentes aspectos referentes às emergências, das pequenas às grandes emergências, ou desastres, que já passam a ser ações de defesa civil. Embora os manuais de defesa civil abordem a necessidade de planejamento, há no Brasil uma idéia generalizada “de que defesa civil e a atenção aos desastres são basicamente, atuar durante ou depois do desastre acontecer” (MI/SEDEC 2002).
NBR 15.219
A NBR 15.219 regula o plano de emergência contra incêndio e seus requisitos. Essa norma estabelece requisitos mínimos para elaborar, implantar, manter e revisar um Plano de Emergência Contra Incêndio (PECI).
ABNT NBR 15219:2005 - Plano de emergência contra incêndio - Requisitos Objetivo: Estabelece os requisitos mínimos para a elaboração, implantação, manutenção e revisão de um plano de emergência contra incêndio, visando proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente. (ABNT SITE)
De acordo com essa norma todo e qualquer local em que estão situadas uma ou mais edificações ou áreas para serem usadas para determinados eventos ou ocupação deverá ter seu PECI. Ainda de